ESTADO
DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURRAIS NOVOS
ESCOLA
MUNICIPAL PROFESSOR SALUSTIANO MEDEIROS
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA: SOCORRO MEDEIROS
PROJETO
SOLETRANDO NO SALÚ
CURRAIS NOVOS / RN
INTRODUÇÃO
Infelizmente, a ortografia ainda vem sendo tratada, na maioria das
escolas do ensino fundamental, por meio de atividades de identificação,
correção de palavras erradas, seguidas de cópias de enfadonhos exercícios de
preenchimento de lacunas.
Entretanto, é possível
desenvolver um trabalho que permita ao aluno descobrir o funcionamento do
sistema grafo - fonêmico da língua e as convenções ortográficas, analisando as
relações entre a fala e a escrita, as restrições que o contexto impõe ao
emprego das letras, os aspectos morfossintáticos, tratando a ortografia como
porta de entrada para uma reflexão a respeito da língua, particularmente da
modalidade escrita.
JUSTIFICATIVA
O
projeto soletrando no salú foi criado no ano de 2007, partindo do interesse dos
alunos pelo concurso de soletração, do programa caldeirão do Huck, da rede
globo de televisão, que teve início no mesmo ano e da parceria entre os
docentes de língua portuguesa deste estabelecimento de ensino, que tomando como
ponto de partida o enfoque dado pela tv e o papel da escola de formar leitores,
montou esse projeto visando à ampliação do interesse do aluno pelo fascinante
mundo da ortografia de forma prazerosa.
Objetivo Geral:
. Refletir sobre os fenômenos da linguagem,
particularmente os que a questão da ortografia e suas regularidades e
irregularidades.
Objetivos Específicos:
. Ler corretamente palavras que apresentam
irregularidades ortográficas;
. Ler para praticar a soletração correta das
palavras;
. Ler para memorizar.
. Explorar lista de palavras para explicitar
regularidades ortográficas no que se refere às regras contextuais;
. Fazer a soletração correta das palavras
sorteadas;
.
Selecionar um aluno para a seletiva estadual.
ETAPAS
1ª FASE: Seleção das palavras para a
soletração.
2ª FASE: Inscrições dos alunos
interessados.
3ª FASE: Entrega de listas para que os
inscritos possam construir sua forma de aprendizagem das palavras.
4ª FASE: Eliminatórias por turmas,
devendo ficar um finalista representando cada turno.
5ª FASE: Culminância do projeto, com a
grande final.
AVALIAÇÃO
A avaliação deve ser compreendida como
conjunto de ações organizadas com a finalidade de obter informações sobre o que
o aluno aprendeu.
CRONOGRAMA
INSCRIÇÕES: 19 A 23 DE ABRIL DE 2011
ENTREGA DAS LISTAS:
26 E 27 DE ABRIL
ELIMINATÓRIAS: 03 A 14 DE MAIO
GRANDE FINAL: 21 DE MAIO
OBS: O CAMPEÃO DO
SOLETRANDO NO SALÚ IRÁ REPRESENTAR A ESCOLA NA SELETIVA ESTADUAL DO SOLETRANDO
DO CALDEIRÃO DO HUCK.
BIBLIOGRAFIA
- Parâmetros curriculares nacionais de 5ª a 8ª
séries;
- Novo Aurélio dicionário.
METODOLOGIA
SORTEIO DAS PALAVRAS
As palavras são escolhidas através de sorteio
desenvolvido exclusivamente para o SOLETRANDO.
Depois do sorteio o aluno da vez, tem que,
obrigatoriamente:
1. Repetir a palavra sorteada;
2. Soletrar;
3. Repetir novamente a palavra indicando que
finalizou a soletração.
Se o participante errar qualquer letra, acento
ou qualquer outro sinal gráfico, a soletração será considerada errada e o
participante será eliminado.
BENEFÍCIOS
Antes de começar a soletração, o aluno pode
pedir aos juízes os seguintes benefícios:
1. Sinônimo da palavra;
2. Classificação gramatical;
3. Definição;
4. Aplicação da palavra em uma frase;
A CAMPAINHA
Depois que o
participante termina a soletração, o professor consulta os juízes. Se a
soletração estiver errada o juiz aciona a campainha.
Para vencer o
SOLETRANDO é necessário ser o único a soletrar corretamente a palavra na rodada.
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