SUGESTÃO DE INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
1.
No poema que você vai ler, o poeta faz um jogo
com as palavras formadas pelo prefixo SUPER.
Leia-o.
SUPER
Superpopulação
Superpoluição
Superstição
Supertensão
Socorro,
Super-homem!!!
(Ulisses
Tavares)
a)
Como o eu lírico do poema se sente? Que versos
mostram isso ao leitor?
b)
Como podemos interpretar os dois primeiros
versos do poema?
c)
Que sentidos podem ser atribuídos ao terceiro e
ao quarto versos do poema?
d)
Que sentido o prefixo SUPER agrega ás palavras que
compõem o poema?
2.
Como então poderia ser feita a exploração dos
significados das palavras?
( ) Pelo sentido literal das
palavras.
( ) Pelo sentido figurado.
( ) Pelo sentido literal e
figurado das palavras.
3.
Agora conheça as origens de mais duas palavras
muito usadas: FORMIDÁVEL e RASTAFÁRI.
FORMIDÁVEL
Quando alguém nos diz que um
trabalho que apresentamos é formidável,
nós agradecemos o elogio. Há 1000 anos teríamos ficado deprimidos. Porque,
então, formidare queria dizer
“assustar”, em latim. A mesma coisa aconteceu com um assombro, que hoje
quer dizer “ uma maravilha”, mas antigamente era sinônimo de “ tenebroso”.
RASTAFÁRI
Hailé Selassiê foi o primeiro
imperador a Etiópia quando o país ficou independente da França. Seu corte de
cabelo, desgrenhado e “cheio”, muito diferente do padrão comportado da primeira
metade do século XX, passou depois a designar qualquer estilo capilar que
fugisse à regra. O nome tribal de Selassiê era Ras Tafari.
Max Gehringer. In revista
Superinteressante
a
a) Dê o significado atual das palavras FORMIDÁVEL e RASTAFARI.
b b) Que sentidos poderiam ser atribuídos à palavra FORMIDÁVEL a 1000 anos, de acordo com a
sua origem, FORMIDARE?
c) Com base nas informações do primeiro texto,
explique o sentido da palavra assombro
nas frases a seguir.
·
É um assombro
conhecer a origem de algumas palavras.
·
Aquele acidente foi um assombro.
d d) O que se
observa de semelhante entre o sentido antigo e o sentido atual da
palavra RASTAFÁRI?
e e) E o que se observa de diferente entre o sentido
antigo e o atual dessa palavra?
5.
Em cada item, há uma palavra que não faz parte
do grupo.
a)
Identifique-a.
·
Limonada, guaraná, leite, queijo, chá, suco.
·
Tucano, bem-te-vi, canário, macaco, pombo,
periquito, andorinha.
·
Ludo, xadrez, truco, damas, dominó, boxe, bingo.
·
Tênis, rúgbi, futebol, natação, golfe,
basquetebol, polo.
·
Bolero, rumba, samba, rock, marcha, soneto,
tango.
·
Dálmata, pequinês, poodle, bassê, fila, pastor,
angorá.
b) Agora escreva o hiperônimo que corresponde a
cada grupo de palavras acima.
6.
Escreva um texto relacionando mudanças dos costumes de
antigamente para os dias atuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário