BEM VINDOS! FIQUEM A VONTADE PARA SEGUIR-ME E MUITO OBRIGADA PELA SUA VISITA!

Este blog tem o objetivo de relatar atividades educacionais relevantes para minha experiência profissional, essas experiências podem ter sido vivenciadas ou apenas observadas,desde que sejam boas e proveitosas.Fique a vontade para comentar e sugerir estratégias.

terça-feira, 21 de junho de 2011

ATIVIDADE 3.3- O CONSTRUCIONISMO E A PEDAGOGIA POR PROJETO

Uma forma de favorecer o aprendizado do aluno usando os recursos tecnológicos é por meio da pedagogia de projeto. Prado assevera que:
A pedagogia de projeto deve permitir que o aluno aprenda-fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questões de investigação que lhe impulsionam a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto.
Logo, a aprendizagem ocorre nas interações que se estabelecem em um meio social, com as pessoas e com os instrumentos desse meio, percorrendo múltiplos caminhos e utilizando distintas linguagens de expressão.
Nessa abordagem pedagógica, a postura do aluno envolve:
. selecionar e articular informações;
. tomar decisões;
. trabalhar em grupo;
. gerenciar confronto de ideias;
. aprender colaborativamente com seus pares;
. fazer indagações;
. levantar dúvidas;
. estabelecer relações com o cotidiano, com aquilo que já sabe;
. e descobrir ideias e novas compreensões.

Projeto é, pois, uma construção própria do ser humano que se concretiza a partir de uma descrição inicial de um conjunto de atividades, cuja realidade produz um movimento no sentido de buscar, no futuro, uma nova situação que responda as suas indagações ou caminhe no sentido de melhor compreendê-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário