BEM VINDOS! FIQUEM A VONTADE PARA SEGUIR-ME E MUITO OBRIGADA PELA SUA VISITA!

Este blog tem o objetivo de relatar atividades educacionais relevantes para minha experiência profissional, essas experiências podem ter sido vivenciadas ou apenas observadas,desde que sejam boas e proveitosas.Fique a vontade para comentar e sugerir estratégias.

domingo, 5 de junho de 2011

NUM MUNDO WIKI,UMA ESCOLA IDEM


http://3.bp.blogspot.com/-E9oNOOdCn3M/TXkCtqvNZDI/AAAAAAAAAHc/c0X6OEqi1y4/s1600/Logo-ProinfoIntegrado.gifhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOqaYcHC9M6FY7aTJDIBLMwo-s22CMse9r-niCopIumyjpF-q0B8gKqMFnsCP9CuIH9N0IqnCKeg9Yx_J3y1ztW38x5r7eNteaQ3d-mVaE0BlsmmwVmdXHMehocymk0GmXNo-A6P9yJZSi/s1600/TIC+IMAGEM.jpg




UNIDADE II – INTERNET, HIPERTEXO E HIPERMÍDIA
TURMA: NTE - DIRED
TUTORA: Paula Edilma da Silva Lima
CURSISTA:Francisca do Socorro Medeiros

Atividade 2.12

Dentre as ferramentas desenvolvidas pelas comunidades de software livre para viabilizar seu modelo colaborativo de desenvolvimento, encontra-se o wiki, um modelo de organização e gestão colaborativa de documentos criado por Ward Cunningham em 1994 e que é muito utilizado para a documentação de programas e criação de apostilas. O wiki organiza e mantém a qualidade do conteúdo mesmo sendo composto por materiais dispersos.
O wiki é um fenômeno social coletivo do qual podemos ou não nos sentir parte. No “mundo wiki”, o que existe é um grupo de pessoas que vive e interpreta o mundo e que, por meio da linguagem, pode expressar esse seu conhecimento de forma competente e sintonizada com o outro. Entretanto, condizente com os objetivos de um wiki, deve-se não apenas seguir os links, mas acompanhar e interpretar a história, os diversos movimentos do texto que lá está. Por exemplo,não se pode ler um verbete na Wikipédia sem participar, isto torna a leitura pobre e sem sentido. O conhecimento lá não é só uma matrix hipertextual que parte da interpretação individual para atingir o coletivo, o hipertexto e seus links são apenas parte das possibilidades.
No mundo wiki, a reflexão é o que leva a se olhar para além do que se está posto, trabalhar a informação e reinterpretá-la de volta ao mundo, como resultado de nossa contemporaneidade, servindo de motor e combustível de um conhecimento dinâmico, em constante transformação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário